"Filó, você acha que monstros gostam de pique-esconde?", Sophia perguntou, espiando debaixo da cama, seu esconderijo secreto.
Filó, uma tartaruga espacial com 54 anos de bem vividos e um talento único para pular, balançou a cabeça. "Só um jeito de descobrir!", exclamou, dando um pulo que a fez girar no ar.
Sophia, uma menina esperta de 7 anos, apaixonada por futebol e tudo que lembrasse monstros, tinha acabado de ler sobre um lugar mágico chamado Castelo Encantado. O livro dizia que era um lugar cheio de cores, com um grande portão e muitas torres, onde seres mágicos viviam e... adivinha só? Dinossauros também!
"Se existe um lugar perfeito para encontrar um monstro, é lá!", Sophia decidiu, agarrando a mão de Filó. "Mas temos que ser responsáveis, Filó. Não podemos sair por aí assustando ninguém!".
Usando um dispositivo especial que encontraram no livro, Sophia e Filó foram teletransportadas para o Castelo Encantado. Era ainda mais incrível do que imaginavam! Paredes de pedra multicoloridas brilhavam sob um céu lilás, e um enorme portão verde-esmeralda se abria para um jardim onde flores falantes cantavam em coro.
De repente, um rugido estrondoso fez o chão tremer. Diante delas, um Estegossauro gigante, com placas nas costas que brilhavam como diamantes, mastigava tranquilamente um arbusto.
"Uau!", Sophia sussurrou, os olhos brilhando de emoção. "Ele é enorme!".
Filó, sempre aventureira, pulou na direção do dinossauro. "Oi, grandão! Tudo bem?".
O Estegossauro olhou para Filó com curiosidade. "Olá, pequenina. O que te traz ao Castelo Encantado?".
"Estamos procurando por monstros!", Sophia respondeu, corajosamente.
O Estegossauro gargalhou, um som que lembrava trovões. "Monstros? Ora, pequena, monstros não existem!".
Sophia franziu a testa. "Mas meu livro...".
"Livros podem estar errados!", o dinossauro interrompeu, piscando um olho dourado. "A verdadeira aventura está em descobrir a verdade com seus próprios olhos!".
Sophia e Filó passaram o dia inteiro explorando o Castelo Encantado com o Estegossauro. Conheceram fadas que brilhavam como estrelas, duendes travessos e até um dragão que adorava tomar banho de sol.
"Sabe", Sophia confessou à Filó enquanto observavam o pôr do sol cor de laranja, "acho que o Estegossauro tem razão. Ser responsável é mais do que seguir regras, é sobre ter a mente aberta e descobrir a verdade por conta própria!".
Filó, em cima da cabeça de Sophia, concordou com um pulo.
De volta ao seu quarto em Goiânia, Sophia abraçou Filó. O Castelo Encantado e os dinossauros pareciam um sonho distante, mas a lição de responsabilidade permanecia em seu coração. Afinal, a aventura mais incrível era descobrir o mundo com seus próprios olhos e uma mente aberta para novas experiências.