Sabe quando a gente escova os dentes e faz aquela espuma toda na boca? E se a gente soprasse a espuma para o alto e ela virasse um castelo encantado? Foi o que Duda, de cinco anos, pensou enquanto escovava os dentes. "Será que existe um jeito mais divertido de deixar meus dentes brilhando?", ela perguntou para sua prima Laura, de oito anos, que a observava.
Laura, que adorava uma boa brincadeira, respondeu: "A vovó sempre diz que a gente precisa tomar cuidado para não engolir a pasta de dente, senão... viramos jacarés falantes! Imagina só!". Duda arregalou os olhos. Jacarés falantes? Que ideia mais maluca!
De repente, a campainha tocou. Era Dona Conceição, a vizinha que sempre usava um chapéu diferente a cada dia. Hoje, o chapéu tinha até uma pena gigante de pavão! "Que chapéu chique, Dona Conceição!", exclamou Laura. "É para combinar com a minha nova poção mágica!", respondeu Dona Conceição, piscando o olho.
Duda, que era muito curiosa, perguntou: "Poção mágica? Que nem de feiticeira?". Dona Conceição riu e disse: "Exatamente! Essa poção faz os dentes brilharem mais que estrelas!". Duda e Laura se entreolharam, empolgadas. "E como a gente usa essa poção mágica?", perguntou Duda.
Dona Conceição explicou que a poção era, na verdade, um enxaguante bucal caseiro, feito com ingredientes mágicos como água, sal e hortelã. Ela ensinou a receita para as meninas e disse que usar depois de escovar os dentes deixaria tudo ainda mais limpo e brilhante.
Duda correu para o banheiro e escovou os dentes com o maior cuidado, imaginando que a escova era um dragão que rugia enquanto limpava cada canto da sua boca. Depois, usou o enxaguante mágico da Dona Conceição e fez um gargarejo tão forte que até pareceu o trovão!
"E então, meus dentes estão brilhando como estrelas?", perguntou Duda para Laura. "Estão brilhando tanto que acho que até atraímos um unicórnio para a sala!", respondeu Laura, rindo. Duda correu para o espelho e abriu um sorriso enorme. Seus dentes estavam realmente brilhando!
Naquela noite, Duda sonhou que era uma princesa que morava em um castelo feito de escovas de dente gigantes e que sua missão era espalhar a importância da higiene bucal por todo o reino. Ela aprendeu que cuidar dos dentes era mágico e divertido, e que não precisava de poções mirabolantes, apenas de uma boa escovação e do enxaguante especial da Dona Conceição, a feiticeira dos dentes brilhantes!