Helena e seu fiel companheiro Pogo, um gatinho malhado com um coração de unicórnio, estavam pulando corda no quintal ensolarado quando um barulho esquisito fez Helena parar. Era um ronco… no céu! Um objeto gigante e brilhante descia devagarinho, parecendo um algodão doce gigante.
“Pogo, o que será que é aquilo?”, perguntou Helena, os olhinhos arregalados.
Pogo, que sonhava em ser um unicórnio alado, miou alto, cheio de curiosidade. O objeto pousou suavemente no quintal, revelando ser... um guarda-chuva gigante listrado de arco-íris! De dentro, pulou um macaquinho sorridente com uma cartola na cabeça.
“Olá, Helena! Sou o Miro!”, ele exclamou, fazendo uma reverência engraçada. “Vim te levar para uma aventura mágica na Praia!”
A Praia! Helena sempre quis conhecer a Praia, com seu mar azul e areia branquinha. Era para onde eles iam se mudar na próxima semana! Empolgada, Helena agarrou a mão de Miro. Pogo, corajoso como sempre, pulou no ombro de Helena, pronto para a aventura.
Em um piscar de olhos, estavam voando pelo céu azul dentro do guarda-chuva mágico. Miro apontava as nuvens fofinhas, que pareciam ovelhas de algodão, e contava piadas engraçadas que faziam Pogo ronronar de tanto rir.
Aterrissaram na areia branquinha da Praia. O sol abraçava tudo com seus raios dourados e o mar cantava uma canção suave. Helena, maravilhada, correu para construir um castelo de areia, enquanto Pogo perseguia conchinhas brilhantes. Miro, sempre brincalhão, fazia caretas com cocos que pareciam carinhas engraçadas.
Enquanto brincavam, Miro explicou que ele era o guardião da Praia e que precisava da ajuda de Helena. “Acontece que o mar está triste porque as pessoas jogam lixo na areia e esquecem de cuidar da natureza”, ele disse com tristeza.
Helena, que era uma menina muito inteligente e gentil, sabia que precisava ajudar. Com a ajuda de Miro e Pogo, ela recolheu todo o lixo da praia e o jogou em lixeiras coloridas. Depois, pegaram tintas que brilhavam sob o sol e pintaram cartazes divertidos pedindo para as pessoas cuidarem da natureza.
A Praia, antes um pouco triste, agora estava radiante! O mar cantava uma melodia alegre e as gaivotas dançavam no céu. Miro, feliz, abraçou Helena e Pogo. “Vocês salvaram a Praia! Como agradecimento, tenho um presente para você, Helena.”
Miro estalou os dedos e um lindo colar com um pingente de concha mágica surgiu em suas mãos. “Essa concha te dará o poder de conversar com os animais da Praia sempre que quiser”, ele explicou.
Helena, emocionada, abraçou Miro e Pogo. A aventura na Praia tinha sido inesquecível! De volta ao seu quintal, graças ao guarda-chuva mágico, Helena sabia que nunca esqueceria Miro e a importância de cuidar da natureza. E agora, com seu colar mágico, a Praia e seus habitantes fofinhos estariam sempre pertinho do seu coração.