"Vovó, você acha que a gente vai sentir saudade da nossa antiga casa quando a mudança terminar?", perguntou Helena, com os olhos grandes e brilhantes.
"Ah, minha querida", respondeu Vovó Adélia, com um sorriso carinhoso. "Mudar de casa pode ser como entrar em uma história de faz de conta! É uma aventura e tanto!"
Helena adorava as histórias da Vovó Adélia, cheias de magia e personagens fantásticos. Pensar na mudança como uma aventura a deixou um pouquinho menos preocupada.
Naquela noite, Helena sonhou com um deserto mágico. As dunas de areia mudavam de cor, do amarelo ao rosa, do verde ao azul, como um arco-íris gigante. De repente, um enorme dinossauro verde com manchas roxas emergiu da areia. Ele tinha olhos amarelos brilhantes e um sorriso gentil.
"Não tenha medo, Helena", disse o dinossauro com uma voz grave e estrondosa. "Eu sou o guardião do Deserto Mágico e estou aqui para te ajudar a enfrentar a mudança."
Helena acordou confusa. Seria o sonho um sinal? Decidida a descobrir, convenceu a Vovó Adélia a levá-la para um passeio no parque.
Enquanto caminhavam, Helena avistou um portão escondido atrás de um arbusto. Ele brilhava com as mesmas cores do deserto do seu sonho!
"Vovó, olha!", exclamou Helena, apontando para o portão.
Curiosas, elas abriram o portão e, para a surpresa de Helena, se viram no Deserto Mágico do seu sonho! As dunas mudavam de cor, e o ar era quente e perfumado.
De repente, o chão tremeu. Da areia, surgiu o mesmo dinossauro verde do sonho de Helena.
"Olá, Helena", disse o dinossauro com um sorriso. "Eu estava te esperando. Sei que está com medo da mudança, mas acredite, tudo ficará bem."
Helena, sem medo algum, se aproximou do dinossauro e acariciou seu focinho.
"Como você sabe que estou com medo?", perguntou Helena.
"Eu sou o guardião dos sonhos e das mudanças", explicou o dinossauro. "Sei que as vezes são assustadoras, mas também são cheias de coisas novas e emocionantes para se descobrir!"
O dinossauro levou Helena e Vovó Adélia para um passeio pelo Deserto Mágico. Elas conheceram outros dinossauros coloridos, viram cactos gigantes que cantavam e até andaram em um escorregador de areia gigante.
No final do dia, o dinossauro as levou de volta para o portão.
"Lembre-se, Helena", disse ele. "A mudança pode ser mágica, assim como este deserto. E mesmo que sinta saudade da sua antiga casa, a sua família sempre estará com você, e novas aventuras te esperam!"
Helena se despediu do dinossauro com um abraço e voltou para casa com a Vovó Adélia. Ela ainda estava um pouco nervosa com a mudança, mas agora, sabia que não importava onde morasse, ela sempre teria as lembranças da sua antiga casa, o amor da sua família e a magia do Deserto Mágico em seu coração. Afinal, a mudança, assim como os dinossauros, pode ser colorida e extraordinária!