Joao estava na escolinha, desenhando um dinossauro gigante comendo um monte de folhas, quando ouviu um zum-zum-zum diferente. Era a nave espacial da professora Luna pousando no jardim! A professora Luna era muito legal, ela sempre trazia coisas incríveis de suas viagens pelo espaço.
"Crianças!", ela anunciou, saindo da nave com um sorriso enorme. "Hoje eu trouxe algo muito especial! Este é o Roberto, um robô que encontrei em um planeta coberto de água!"
Roberto era diferente de tudo que Joao já tinha visto. Ele brilhava em tons de azul e verde, e tinha uma cauda que se mexia como a de um peixe!
"Ele é um robô sereia!", exclamou Nina, a melhor amiga de Joao, com os olhos brilhando de curiosidade.
"Isso mesmo!", confirmou a professora Luna. "E o Roberto precisa da nossa ajuda. No planeta dele, os robôs sereias aprendem desde pequenininhos a cuidar da água, mantendo o oceano limpo. Mas o Roberto ainda não aprendeu essa lição tão importante."
Joao, que adorava brincar na praia com seu avô Lindolfo, sabia como era importante manter o mar limpo. Ele se lembrava do vovô dizendo: "A gente cuida do mar, e o mar cuida da gente!"
A professora Luna explicou que a missão deles era ensinar ao Roberto a importância da responsabilidade de cuidar da água. Joao, Nina e as outras crianças se animaram com a ideia!
Eles levaram o Roberto para o pátio da escola e mostraram a ele como separavam o lixo, jogando plástico e papel nas lixeiras certas. O robô sereia ficou fascinado! Ele nunca tinha visto um planeta com tanta terra e cores diferentes.
No dia seguinte, a professora Luna levou a turma para uma visita ao museu do mar. Lá, aprenderam sobre os animais marinhos e como a poluição os prejudicava. Viram fotos de tartarugas presas em redes de pesca e corais destruídos pelo lixo. Roberto ficou muito triste ao ver aquilo.
De volta à escola, Roberto já não era o mesmo. Ele tinha entendido a importância de cuidar da água e queria ajudar a proteger o planeta Terra, assim como protegia o seu.
Naquela tarde, Joao viu Roberto recolhendo alguns papéis que tinham caído no chão da sala de aula.
"Você está fazendo um ótimo trabalho, Roberto!", elogiou Joao.
"Obrigado, Joao!", respondeu o robô sereia. "Aprendi com vocês que a responsabilidade é importante para cuidar do nosso planeta, seja ele coberto de água ou de terra!"
Joao sorriu. Ele estava feliz por ter ajudado Roberto a aprender uma lição tão valiosa. Afinal, cuidar do planeta era responsabilidade de todos, e ele mal podia esperar para contar tudo para o seu avô Lindolfo!