- Olha, Laura, um mapa! - Arthur, com seus olhinhos brilhando, mostrou o papel amarelado para a prima.
Laura, com seus oito anos, adorava uma aventura. - E para onde ele leva? - perguntou, curiosa.
- Para um Castelo Encantado! E nele vive um Gato Respeitoso!
Laura arregalou os olhos. - Um Gato Respeitoso? Nunca vi um desses!
Arthur, que apesar dos seus três anos já lia bastante, explicou: - O Respeito é quando a gente cuida de tudo e de todos! E esse Gato, ele sabe tudo sobre isso!
Saindo de sua casa em Salvador, seguindo o mapa, Arthur e Laura chegaram a uma floresta. O Castelo Encantado era enorme, com torres altíssimas e um grande portão de madeira. Um dragão verde e simpático dormia roncando perto dali.
- Uau! - exclamou Arthur, maravilhado com as cores vibrantes do castelo.
Laura, sempre corajosa, cutucou o dragão com o pé. - Com licença, senhor Dragão, o Gato Respeitoso mora aqui?
O dragão abriu um olho e bocejou, soltando uma fumacinha colorida. - O Gato? Ah, ele está na biblioteca! Adora ler, igualzinho a você, Arthur!
Atravessando um jardim florido, onde fadas brincavam com beija-flores, Arthur e Laura finalmente encontraram a biblioteca. Era um lugar mágico, com milhares de livros de todos os tamanhos e cores. E em uma poltrona de veludo, lá estava ele: um lindo Gato malhado, com pelos macios e olhos verdes brilhantes, lendo um livro enorme.
- Com licença, você é o Gato Respeitoso? - perguntou Laura, um pouco tímida.
O Gato fechou o livro devagar e sorriu. - Sou eu sim! É um prazer conhecê-los, Arthur e Laura.
Arthur, que era um pouco tímido, se aproximou devagar. - É verdade que você sabe tudo sobre Respeito?
O Gato, com um miado suave, convidou as crianças para sentar perto dele. - O Respeito, meus pequenos, é como um abraço quentinho que damos em todos e em tudo ao nosso redor! É cuidar das plantinhas, dos animais, dos amigos e até dos nossos brinquedos!
Laura, pensativa, perguntou: - E como podemos ser mais Respeitosos?
O Gato sorriu. - É simples! Falem sempre a verdade, ajudem os outros, cuidem do nosso planeta e tratem a todos com carinho, assim como gostariam de ser tratados!
Arthur e Laura passaram a tarde toda conversando com o Gato Respeitoso, ouvindo suas histórias mágicas e aprendendo sobre a importância do Respeito. Quando o sol começou a se por, era hora de voltar para casa.
- Muito obrigado por tudo, Gato Respeitoso! - agradeceu Arthur, feliz.
- Voltem sempre, crianças! - disse o Gato, com um aceno de sua pata. - Lembrem-se: o Respeito é a chave para um mundo mais feliz!
De volta a Salvador, Arthur e Laura levaram consigo a magia do Castelo Encantado e os ensinamentos do Gato Respeitoso. E prometeram a si mesmos espalhar o Respeito por todos os cantos, tornando o mundo um lugar mais bonito para se viver.