Sabe quando a gente aprende uma coisa legal na escola e depois leva pra casa pra mostrar pra todo mundo? Isso é lição de casa! E hoje a minha lição de casa era muito especial, era sobre... coelhos!
"Fifi, você sabia que os coelhos pulam pra frente porque suas patas de trás são maiores?", perguntei para o meu cachorro Fifi, que estava deitado no tapete da sala.
Fifi levantou a cabeça, balançou o rabo e latiu como quem diz: "Que legal, João! Mas eu prefiro uma boa soneca."
Eu estava tão animado com a minha lição de casa que corri para o meu quarto, mais rápido que um foguete, para pegar os meus lápis de cor. Queria desenhar um coelho gigante, pulando num campo de cenouras!
Enquanto eu coloria o meu desenho, ouvi a mamãe me chamando da cozinha: "João, venha aqui um minuto, por favor!"
Desci correndo as escadas e encontrei a mamãe fazendo um bolo. Hum, que cheiro delicioso! "Joãozinho, você já terminou a sua lição de casa?", ela perguntou, enquanto colocava o bolo no forno.
"Ainda não, mamãe, mas já estou quase terminando o meu desenho do coelho!", respondi, mostrando o meu desenho todo colorido.
A mamãe deu um sorriso e disse: "Que lindo, meu filho! Mas lembre-se que lição de casa não é só desenhar. É importante ler o que a professora passou e entender tudo direitinho."
"Tá bom, mamãe", respondi um pouco desanimado. Voltei para o meu quarto e tentei me concentrar na minha lição de casa. Mas os coelhos não saíam da minha cabeça! De repente, tive uma ideia brilhante!
"Fifi!", chamei o meu fiel escudeiro. "Vamos brincar de coelho!"
Fifi, sempre animado para uma aventura, correu até mim, balançando o rabo com entusiasmo. Amarrei uma almofada nas minhas costas, para ser a minha cauda de coelho, e coloquei um par de orelhas de coelho que a vovó me deu no aniversário. Olhei para o Fifi e disse: "Pronto! Agora somos coelhos!"
Começamos a pular pela casa, como se estivéssemos num campo cheio de cenouras. Fifi latia e corria, feliz da vida. De repente, ouvimos a mamãe rindo da cozinha: "Que coelhos mais sapecas! Mas cuidado para não fazerem bagunça!"
Continuamos pulando pela casa, até que chegamos na sala. Foi então que vi a minha lição de casa sobre a mesa. Lembrei que, para ser um coelho esperto, eu precisava aprender tudo sobre eles!
Sentei no chão com o Fifi ao meu lado e comecei a ler a minha lição de casa com atenção. Descobri que os coelhos não comem só cenouras, mas também verduras e ração especial. Aprendi também que eles são animais muito sociáveis e adoram viver em grupo.
Quando terminei a minha lição de casa, já sabia tudo sobre coelhos! Fiquei tão feliz que dei um abraço apertado no Fifi e agradeci à mamãe por ter me lembrado da importância de fazer a lição de casa.
Naquela noite, fui dormir pensando em coelhos e em como a lição de casa pode ser divertida quando a gente usa a imaginação! E o melhor de tudo: aprendi que pedir ajuda para entender a lição de casa não tem problema nenhum! Afinal, até os coelhos precisam de ajuda para cavar suas tocas!