O sol da Bahia brilhava forte, fazendo cócegas no nariz de Helena. Era dia de ir ao parquinho, e ela pulava de alegria! No caminho, Helena não parava de pensar: será que hoje tinha dinossauros por lá? Ela amava dinossauros, de todos os tipos e tamanhos! Chegando no parquinho, tudo era um festival de cores e sons. Crianças corriam, sorriam, brincavam de pique-esconde. Era mágico!
De repente, Helena viu algo incrível! Um dinossauro roxo gigante, com manchas amarelas brilhantes, comia folhas de uma árvore! "Uau!", Helena exclamou, com os olhos arregalados. Ela correu até o dinossauro e, num pulo, subiu em suas costas. "Oi, dinossauro! Você é lindo!", disse ela, abraçando o pescoço do gigante gentil.
O dinossauro olhou para Helena com seus grandes olhos dourados. "Olá, pequena humana! É um prazer te conhecer. Meu nome é Rex", ele respondeu, com uma voz grave e estrondosa.
"Rex, você sabia que ir ao médico é muito importante? Mamãe disse que ir ao médico é sinal de que nossa família cuida da gente!", disse Helena, lembrando da conversa que teve com sua mãe naquela manhã.
Rex, um pouco assustado, respondeu: "Médico? Nunca fui a um médico! Os dinossauros não ficam doentes!".
Helena, com sua inteligência de menina de 4 anos, explicou: "Mas Rex, ir ao médico não é só para quando estamos doentes! É para ter certeza de que estamos saudáveis e fortes para brincar muito!".
Nesse momento, José, o pai de Helena, se aproximou, sorrindo. "Helena, está se divertindo com seu novo amigo?", ele perguntou, encantado com a imaginação da filha. José adorava dançar e, sempre que podia, inventava passos novos para brincar com Helena.
"Papai, esse é o Rex! Ele é um dinossauro roxo e amarelo, e ele não sabe o que é ir ao médico!", exclamou Helena, empolgada.
José, sempre brincalhão, entrou na brincadeira. "Ora, Rex, Helena tem razão! Ir ao médico é muito importante para todos, dinossauros ou não!".
Com a ajuda de Helena e José, Rex aprendeu sobre a importância de se cuidar e de ir ao médico. Ele ficou tão feliz com a descoberta que decidiu levar a dupla para um passeio pelas nuvens em suas costas.
Enquanto voavam pelo céu azul, Helena, abraçada em seu pai, olhava para Rex e pensava: "Ir ao médico é legal, mas ter um amigo dinossauro é muito mais divertido!".