Helena amava seu quintal! Tinha árvores para subir, flores coloridas e um cheirinho gostoso de grama cortada. Mas hoje, o quintal parecia diferente. Uma névoa esverdeada cobria tudo, e o balanço se mexia sozinho, chiando como um ratinho assustado.
- Pogo, você está vendo isso? - Helena perguntou ao seu cachorro, que era muito corajoso e adorava se aventurar com ela. Pogo latiu, balançando o rabo, como quem diz: "Claro que estou vendo, vamos investigar!"
De repente, a névoa começou a girar, girar, girar, e de dentro dela surgiu... um fantasma! Mas não era um fantasma qualquer, era um fantasma verde e grudento, com um cheiro forte de menta.
- Uuuuuuuh! - gemeu o fantasma, abrindo um sorriso banguela. - Esqueci de escovar os dentes!
Helena, que era uma menina esperta e gentil, percebeu que o fantasma não queria assustá-la.
- Não precisa ter medo, fantasminha, - ela disse. - Escovar os dentes é muito importante! Deixa eu te ajudar!
Helena pegou sua escova de dentes azul, que parecia um foguete espacial, e mostrou ao fantasma como usá-la.
- Você faz assim, ó! - ela cantava, escovando os dentes para cima e para baixo. - É como se fosse um trenzinho indo e vindo na estação!
Pogo, que queria ser um unicórnio, tentava imitar os movimentos da escova com a língua, latindo animado.
- E não esqueça da língua! - Helena lembrou.
O fantasma, todo desajeitado, tentava acompanhar. A cada escovada, a névoa verde ia diminuindo, e o sorriso banguela ia ficando mais brilhante.
De repente, ouviu-se um barulho de trombetas! Da árvore mais alta do quintal, desceu um lindo príncipe, vestindo uma capa vermelha e uma coroa dourada.
- Bravo, Helena! - exclamou o príncipe. - Você libertou o Fantasma da Goma de Mascar! Ele era um príncipe corajoso, mas um dia, esqueceu de escovar os dentes depois de comer um chiclete mágico.
O fantasma, agora um príncipe brilhante e sorridente, agradeceu a Helena com um abraço.
- Você me ensinou uma lição muito importante, Helena! - disse ele. - Escovar os dentes não é só importante para ter um sorriso bonito, mas também para quebrar feitiços!
De repente, tudo voltou ao normal. A névoa desapareceu, o balanço parou de chiar e o príncipe, agora livre da maldição, convidou Helena e Pogo para tomar um chá com biscoitos no seu castelo.
Mas antes de irem, Helena fez questão de escovar os dentes mais uma vez, e Pogo, claro, imitou tudo com muita animação, sonhando em ser um unicórnio com dentes brilhantes. Afinal, nunca se sabe quando um chiclete mágico pode cruzar o seu caminho!