Theo acordou com o som das ondas do mar! Só que tinha um problema: ele estava na sua cama, em Goiânia! De repente, ele viu um gato laranja listrado, com um colar escrito "guia turístico", sentado no tapete.
"Miau! Vejo que você acordou! Pronto para a aventura na Praia da Amizade?"
Theo ficou de boca aberta! Um gato falante? E Praia da Amizade? Ele nunca tinha ouvido falar!
"Não precisa ter medo, Theo", disse o gato, como se lesse seus pensamentos. "Meu nome é Filó e estou aqui para te levar a um lugar mágico!"
Theo, que era um menino muito corajoso, adorava aventuras. Ele chamou seu fiel dinossauro de pelúcia, Rex, e seguiu Filó. De repente, tudo ficou brilhante e colorido! Quando Theo abriu os olhos, estava em uma praia linda, com areia branquinha e mar azul-turquesa.
"Uau!" exclamou Theo, maravilhado. "Que lugar incrível!"
Filó, o gato, sorriu. "Essa é a Praia da Amizade, um lugar onde a amizade faz tudo acontecer!"
Theo viu crianças brincando, construindo castelos de areia e rindo muito. Ele quis logo fazer parte daquela felicidade! Filó, sempre pulando como um gato esperto, o guiou até um grupo que construía um castelo enorme.
Uma menina de cabelos castanhos e olhos brilhantes sorriu para Theo. "Oi! Quer brincar com a gente? Sou a Luna!"
Theo, tímido no começo, logo se sentiu acolhido pela gentileza da Luna e dos outros. Eles riram, brincaram de guerra de areia e construíram o castelo mais alto da praia. Theo aprendeu rápido como fazer pontes e torres, usando sua supervelocidade de aprendizado.
De repente, viram um filhote de tartaruga perdido, tentando voltar para o mar. "Tadinho!", disse Theo, com o coração apertado.
"Não se preocupe!", disse Luna. "Vamos ajudá-lo!"
Juntos, eles cuidadosamente levaram o filhote até a beira da água e vibraram quando ele nadou para o mar. Theo nunca se sentiu tão feliz em fazer novos amigos!
Enquanto o sol começava a se por, colorindo o céu com tons de laranja e rosa, Filó se aproximou de Theo. "Está na hora de ir, pequeno aventureiro!"
Theo se despediu dos seus novos amigos, prometendo voltar logo. Quando ele piscou, lá estava ele de volta ao seu quarto, com Rex ao seu lado. Tudo parecia um sonho, mas ele sabia que a Praia da Amizade era real, assim como a magia da amizade que ele encontrou lá.
Naquela noite, Theo adormeceu com um sorriso no rosto, sonhando com a Praia da Amizade e seus novos amigos. Ele sabia que a amizade, assim como o mar, era um tesouro para ser valorizado para sempre!