"Olha só, vovó, os brinquedos estão todos misturados!", exclamou Helena, com os olhinhos arregalados. Ela estava na sala, onde sua avó, Dona Adélia, tentava organizar uma pilha de livros coloridos. "Parece até que um furacão passou por aqui!".
Dona Adélia riu, ajeitando os óculos no nariz. "Você tem razão, Helena. Às vezes, parece que as coisas se desorganizam sozinhas, não é?".
Helena, com seus quatro anos de pura energia, adorava quando sua avó contava histórias. "Vovó, me conta a história do dia em que os brinquedos da sua casa se organizaram sozinhos!", pediu, com um sorriso sapeca.
Dona Adélia fez uma pausa, fingindo pensar. "Ah, essa história é especial! Mas... Só posso contá-la no Parque, debaixo da minha árvore preferida. O que você acha?".
Helena, que amava o parque, pulou de alegria. "Sim, sim! Vamos, vovó!".
No parque, o dia estava lindo! O sol brilhava, as crianças corriam e brincavam, e o cheirinho de pipoca invadia o ar. Sentadas debaixo da sombra da grande mangueira, Dona Adélia começou sua história:
"Era uma vez, numa galáxia muito distante, um planeta chamado Blorg. Em Blorg, viviam os Blobs, criaturas coloridas e muito, muito bagunceiras!".
Helena arregalou os olhos, imaginando os Blobs. "Mas vovó, como eles eram bagunceiros?".
"Ah, Helena, os Blobs eram campeões da bagunça! Deixavam seus brinquedos espalhados, suas roupas jogadas, e até as naves espaciais fora de ordem!". Dona Adélia fez uma pausa dramática. "Um dia, um grupo de Blobs decidiu visitar a Terra. E adivinha onde eles aterrissaram? No nosso parque!".
Helena prendeu a respiração. "No nosso parque?".
"Sim! Eles pousaram suas naves coloridas bem no meio do gramado e, em um piscar de olhos, o parque que era organizado e limpo..." Dona Adélia fez uma pausa, "...virou a maior bagunça que você possa imaginar!".
Helena ria, imaginando a confusão. Dona Adélia continuou: "Mas então, uma coisa mágica aconteceu! As flores do parque, cansadas de tanta bagunça, começaram a brilhar. E não era um brilho qualquer, era um brilho mágico!".
"Sério, vovó?", perguntou Helena, encantada.
"Sério! O brilho das flores era tão forte que chamou a atenção dos Blobs. De repente, eles sentiram uma vontade enorme de organizar tudo!".
Dona Adélia imitou os Blobs, guardando brinquedos imaginários e ajeitando o gramado. "Eles juntaram os brinquedos, limparam o chão e até organizaram as flores nos canteiros. O parque ficou mais bonito do que nunca!".
Helena estava boquiaberta. "Uau, vovó! Que história incrível!".
Dona Adélia sorriu. "E sabe o que aconteceu depois? Os Blobs aprenderam que organizar as coisas pode ser divertido! E, a partir daquele dia, nunca mais fizeram bagunça".
Enquanto voltavam para casa, Helena pensava na história. "Vovó, quando chegarmos em casa, vou organizar todos os meus brinquedos!".
Dona Adélia abraçou Helena, feliz. Afinal, uma história bem contada pode até mesmo ensinar os Blobs mais bagunceiros a amar a organização!