Gostou do conteúdo? Deixa seu like!
Resgatar os jogos e brincadeiras antigas é uma ótima maneira de proporcionar às crianças momentos de diversão longe das telas e, ao mesmo tempo, transmitir tradições que marcaram a infância de muitas gerações. Essas brincadeiras simples, que não precisam de tecnologia ou brinquedos caros, são ricas em criatividade, interação social e ajudam no desenvolvimento motor e cognitivo dos pequenos. Confira algumas das brincadeiras antigas que você pode ensinar às crianças e se divertir junto com elas! E no app da Yuna, você encontra ainda mais ideias para brincar e aprender com toda a família!
1. Amarelinha
Amarelinha é um clássico que atravessa gerações. Basta desenhar o circuito no chão, numerar as casas e usar uma pedrinha ou objeto para lançar. A criança precisa pular nas casas com um pé só, sem pisar na casa onde a pedrinha caiu. Essa brincadeira trabalha a coordenação motora, o equilíbrio e a atenção.
2. Pular Corda
Pular corda é uma atividade simples, mas que exige muito movimento e concentração. As crianças podem brincar sozinhas ou em grupo, cantando músicas e tentando pular no ritmo. Além de ser muito divertida, essa brincadeira ajuda no desenvolvimento da coordenação e do condicionamento físico.
3. Esconde-esconde
Quem nunca brincou de esconde-esconde? Uma pessoa conta até 10 (ou mais) de olhos fechados enquanto as outras se escondem. Depois, é hora de procurar os amigos escondidos e correr para o "pique" para não ser pego. Essa brincadeira ensina noções de espaço, estratégia e promove interação social.
4. Pega-pega
Outra brincadeira que faz sucesso é o pega-pega. Uma criança corre atrás das outras, e quem for tocado se torna o próximo a "pegar". Pega-pega é uma excelente forma de gastar energia, desenvolver velocidade e promover a interação entre as crianças.
5. Bolinha de Gude
As bolinhas de gude já foram uma verdadeira febre entre as crianças. A brincadeira consiste em lançar as bolinhas para acertar as dos adversários, ou tentar colocá-las em buracos feitos no chão. Além de divertida, essa brincadeira ajuda no desenvolvimento da mira e da coordenação.
6. Passa Anel
Em "Passa Anel", uma criança passa um anel entre as mãos dos outros participantes e alguém precisa adivinhar com quem ficou o anel. É uma brincadeira que promove o raciocínio, a atenção e a concentração, além de ser ótima para interações em grupos.
7. Telefone sem Fio
O "telefone sem fio" é uma brincadeira que sempre acaba em risadas. Uma frase é cochichada de uma pessoa para outra, até chegar ao final da fila. A última pessoa diz em voz alta o que entendeu e, geralmente, a frase acaba sendo bem diferente da original. Essa brincadeira trabalha a audição e a comunicação de forma divertida.
8. Queimada
Queimada é uma brincadeira de equipe muito popular. As crianças dividem-se em dois times e o objetivo é acertar a bola nos jogadores do time adversário, tentando eliminá-los. Além de ser uma atividade física intensa, queimada também ensina sobre trabalho em equipe e estratégia.
9. Cabo de Guerra
Em uma brincadeira de força e cooperação, o cabo de guerra envolve duas equipes puxando uma corda, tentando levar o outro time para o seu lado. Essa atividade promove o trabalho em equipe, além de ser uma ótima forma de gastar energia.
10. Ciranda
Ciranda é uma brincadeira musical, onde as crianças se dão as mãos e formam uma roda, cantando e girando em torno de si mesmas. Clássicas como "Ciranda, Cirandinha" e "Atirei o Pau no Gato" são algumas das músicas usadas nessa brincadeira. Ela promove a interação social e o senso de ritmo.
11. Mãe da Rua
Também conhecida como "pique-bandeira", essa brincadeira consiste em correr de um lado para o outro sem ser pego pela "mãe da rua", que fica no centro da brincadeira. Trabalha velocidade, estratégia e é uma excelente atividade para brincar ao ar livre.
12. Pular Elástico
Essa brincadeira envolve um elástico amarrado em duas extremidades, onde as crianças precisam pular dentro e fora do elástico, seguindo uma sequência. Pular elástico é ótimo para coordenação motora, equilíbrio e ritmo.
13. Peteca
A peteca é um jogo tradicional brasileiro que mistura esporte e brincadeira. O objetivo é manter a peteca no ar com as mãos, sem deixá-la cair no chão. Um ótimo exercício para a coordenação e agilidade.
14. Batata Quente
Em "Batata Quente", os participantes ficam passando um objeto, enquanto uma música toca. Quando a música para, quem estiver com o objeto na mão sai da rodada. A brincadeira continua até restar apenas um vencedor. Trabalha atenção e rapidez.
15. Corda Bamba
Aqui, as crianças tentam atravessar uma "corda" (que pode ser marcada com giz ou uma fita no chão) sem perder o equilíbrio. Essa atividade ajuda a desenvolver a coordenação motora e o controle corporal.
Divirta-se Com a Yuna!
Essas brincadeiras antigas são ricas em criatividade e oferecem muitas oportunidades de aprendizado para as crianças. Quer mais ideias de brincadeiras e atividades para fazer em família? Baixe o app da Yuna e explore uma variedade de conteúdos interativos que vão divertir e ensinar os pequenos de maneira lúdica e educativa!
Histórias similares
As três porquinhas com Davi
As três porquinhas com Laura
As três porquinhas com Bernardo
As três porquinhas com Valentina
As três porquinhas com Heitor
As três porquinhas com Isabella
As três porquinhas com Gabriel
As três porquinhas com Manuela
As três porquinhas com Lucas
As três porquinhas com Heloísa
As três porquinhas com Matheus
As três porquinhas com Luísa
As três porquinhas com Pedro
As três porquinhas com Júlia
As três porquinhas com Isaac
Carregar mais histórias