Helena corria pelo pátio da escola, o cabelo voando ao vento. "Yuna, você viu onde a professora guardou a lição de casa?", ela perguntou, ofegante. Yuna, sua cachorra mágica, balançou a cabeça, os olhos brilhando com um brilho misterioso. "Au!", latiu Yuna, apontando com o focinho para a sala de aula.
Dentro da sala, tudo parecia normal. As carteiras estavam organizadas em fileiras, os lápis de cor guardados em seus potes. Mas a lição de casa, aquela que a professora tinha certeza absoluta de ter deixado na mesa, havia desaparecido! "Que estranho!", exclamou Helena, os olhos arregalados. "Para onde será que a lição foi?".
De repente, um brilho dourado chamou a atenção de Helena. No chão, perto da lixeira, havia um pequeno broche em forma de coroa. "Yuna, olhe só!", Helena pegou o broche com cuidado. "Parece coisa de princesa!".
Yuna cheirou o broche com cuidado e latiu, concordando. Helena fechou os olhos e se concentrou. Ela podia usar seu superpoder de falar com animais para descobrir o que tinha acontecido! "Senhor Broche, você viu para onde foi a nossa lição de casa?", perguntou Helena, sussurrando.
Para sua surpresa, o broche respondeu! "Uma linda princesa, com um vestido tão brilhante quanto o sol, passou por aqui. Ela estava muito triste porque havia perdido seu anel mágico, e levou consigo um monte de papéis, achando que o anel estava no meio deles!", disse o broche, com uma vozinha fina.
Helena e Yuna se entreolharam. "Uma princesa que perdeu seu anel mágico? Isso parece um caso para a dupla de detetives mais inteligente da escola!", exclamou Helena.
Seguindo as dicas do broche, Helena e Yuna começaram a investigar. Perguntaram para as outras crianças se tinham visto a princesa, procuraram em todos os cantos do pátio, até atrás do balanço! Mas nada do anel, e nada da lição de casa!
Cansadas, Helena e Yuna sentaram-se debaixo de uma árvore frondosa. "E agora, Yuna? O que faremos?", perguntou Helena, desanimada. Yuna lambeu a mão da menina, como se dissesse para não desistir. De repente, Helena teve uma ideia!
"Yuna, o zoológico!", ela exclamou, saltando de pé. "As princesas adoram animais! Talvez ela esteja lá, procurando pelo anel!".
Correram o mais rápido que puderam até o zoológico, que ficava bem pertinho da escola. E lá estava ela! Uma princesa, vestida de azul e prata, conversando com um pavão majestoso. "Com licença, princesa!", disse Helena, educadamente. "Estamos procurando pela lição de casa da nossa turma. Você viu por acaso?".
A princesa olhou para Helena com seus grandes olhos azuis. "Lição de casa? Ah, sim! Eu peguei alguns papéis por engano, pensando que meu anel mágico estava lá. Mas não se preocupem, eu já encontrei o anel! Aqui está a sua lição de volta", disse a princesa, entregando os papéis para Helena.
Helena e Yuna ficaram muito felizes! Agradeceram à princesa e voltaram correndo para a escola, a tempo de entregar a lição de casa! A partir daquele dia, Helena aprendeu que mesmo os príncipes e princesas, às vezes, precisam de um pouquinho de ajuda! E que a lição de casa, por mais importante que seja, nunca deve ser levada tão a sério a ponto de impedir uma aventura com a melhor amiga canina do mundo!